top of page

Siri, conte uma piada, por favor!


Imagem: Adobe Stock

Segundos após ao meu comando de voz, a Siri, assistente virtual da Apple, responde: 'O que o número 0 falou para o número 8? .... Que cinto lindo!'


Hum…. meio sem graça. Insisti: Siri, me conte mais uma piada: 'Qual a montanha mais limpa? ... A montanha de um vulcão porque ela expele cinzas, depois lava.'


Ih... piorou... muito infantil. Desta vez fui mais específica e pedi em voz alta e clara: Siri, me conte uma piada que me faça rir muito. 'Por que as vacas dão leite? ..... Ué, porque não sabem vender!'. Aff ... também não foi dessa vez.


Quase convencida de que a Siri e eu temos senso de humor incompatíveis, ela me vem com essa: 'Sabe qual a panela mais triste do mundo? .... A panela de pressão.' Ok, Siri, dessa eu gostei, obrigada.


A Siri não foi criada para contar piadas, claro. Assistentes virtuais inteligentes embutidos em celulares, computadores e outros equipamentos funcionam com tecnologia de inteligência artificial o que torna possível ao usuário conversar com gadgets sem digitar, o que é prático e até mais seguro, no caso de se estar dirigindo.


Apple Siri, Microsoft Cortana, Amazon Alexa e Google Assistant são os mais conhecidos, mas existem muitas outras opções, todas muito eficientes. Basta pedir que esses assistentes executam uma infinidade de tarefas: fazem ligações, lembram compromissos, agendam alarmes, abrem aplicativos, leem e-mails, informam sobre o clima, sobre o trânsito, pesquisam qualquer coisa na internet, etc. Se você pedir para tocar Lady Gaga, por exemplo, e ela não fizer parte da sua biblioteca musical, refaça o comando para 'procure Lady Gaga na internet'. Pronto... em instantes você estará ouvindo sua cantora escolhida. Simples e fácil.


Delegar tarefas essencialmente operacionais para esses assistentes inteligentes significa economia de tempo e de espaço mental para que possamos nos dedicar a atividades mais nobres e que causem impacto real e significativo nas nossas vidas. Além disso, usar reconhecimento de voz é praticamente um treino para chegada da internet das coisas, que deverá transformar quase tudo à nossa volta em equipamentos que aguardam nosso comando para funcionar. A considerar as novidades da CES 2019 (Consumer Electronics Show), a maior feira de tecnologia do mundo, tudo indica que isso acontecerá de fato, só não sabemos quando e se poderemos pagar por isso.


Voltando às piadas do começo do post, elas me lembram uma frase dita por Ana Carla Fonseca, a Cainha, consultora internacional e palestrante reconhecida no tema Economia Criativa, num recente painel de debates sobre empreendedorismo: “quanto mais a tecnologia avança, mais seremos valorizados pelo que nos faz humanos.” Portanto, nada de errado com as piadas da Siri, mas piadas boas, aquelas que nos fazem chorar de tanto rir, continuarão a ser contadas por pessoas com empatia, flexibilidade, senso de oportunidade e criatividade. Habilidades humanas por excelência.


Dicas:

- 18 Coisas úteis que a Siri pode fazer por você

- Comandos de voz da Cortana em Português

- 10 funções e dicas para usar o assistente virtual da Google



9.988 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page